Páginas

Agroglífos: Verdade ou Brincadeira?

Amigos reunem-se para mostrar sua arte!

Por Cleiton C.Müller

Em um belo dia você acorda em sua residência na zona rural, sai para ver como está sua plantação de trigo e se depara com um grande desenho que cobre as plantas. Desenho este chamado na atualidade como “Agroglífos”. Primeira coisa você quer saber quem fez, e o porquê desta brincadeira, correto? Ou você pode pensar que foram extraterrestres, correto?

Sinais em plantações são registrados pelo Mundo há muitas décadas e talvez séculos. Mas o mais interessante é a origem destes desenhos, agroglífos ou o seja isto. A população se divide em brincadeira de muito mau gosto e sinais extraterrestres. Podemos dizer que por provas científicas muitas marcas em plantações não tem explicação lógica pela ciência, mas algumas são tão forjadas que os “fraudadores” deixam para trás as armas do crime.

No Brasil há mais de um ano, plantações principalmente no Sul do País ganharam fama por ganharem agroglífos de maneiras inesperadas, da noite pro dia. Mas quem está por trás destas incríveis formas? Acompanhe os dois lados da moeda:

Quando o filme “sinais” (1998), onde um padre convive com sinais em suas plantações testando sua fé foi lançado, simplesmente chocou o mundo com as imagens feitas por um cinegrafista amador na cidade de Passo Fundo, aqui no Brasil. Bom, fraude, nada passou de truque. Mesmo assim a principal marca do filme, os agroglífos viraram lit eralmente uma mania pelo Mundo inteiro. Os agricultores até hoje chegam a contratar seguranças para suas lavouras em alguns locais na Europa, só para não ter convidados indesejados. Quem seriam estes convidados? Bom, nada mais que jovens com idéias criativas na cabeça, pedaços de madeira e muita técnica.

Em meio a tanta naturalidade eu pergunto a você leitor. Por que os Ovnis fariam um desenho tão perfeito em meio ao nada? E por que fariam desenhos comuns e sem nenhum sentido se a intenção fosse mesmo chamar a atenção? Por que não fazer um desenho no jardim da casa Branca se eles conhecem tão bem nosso planeta, governos e sistema de vida?

Analisando pelo lado com provas concretas!

Um desenho (agroglífo) até que se saiba não deixou provas concretas, apenas hipóteses, já locais com testemunhas, nenhum desenho, mas, uma “marca” no solo trazem muito mais provas que um belo desenho.

Em Janeiro de 2007 fui chamado em Ronda Alta/RS onde um morador disse ter observado um Ovni no céu, passando-se dias encontrou em sua lavoura de soja, uma grande marca de aprox. 15 metros de diâmetro com plantas de soja totalmente queimadas e murchas, além de buracos no solo feitos por máquinas. Como foi possível? Qual a ligação com o Ovni visto dias antes? Bom, logo após ter sido feito o recolhimento de alguns pés de soja, o resultado laboratorial descobriu que as plantas foram expostas a um tipo de radiação, sendo assim, prova concreta. E mais... No solo, vários buracos foram feitos com algum tipo de broca, o que não teve explicação, pois não foi possível medir a profundidade dos buracos, eram surreais, parecia não terem fim. Sem contar o relato detalhado do Ovni visto, com todas as características possíveis.

Este é um caso à parte, em minha opinião, um dos poucos verdadeiros e com provas.

Cadê as provas?

Bom pegando um dos últimos casos pode observar a falta de provas e a Agroglífo de Ipuaçu/SC quantidade de pontos indicando uma brincadeira de muito mau gosto, o caso de Ipuaçu/SC, aqui no Brasil [Leia a matéria completa]. O caso que ocorreu final de Outubro me deixou muito intrigado, pelo fato de mais uma vez conter agroglífos perfeitos demais e muito simples, digamos, com falta de criatividade ou poder de criação.

Logo que se vê é um desenho de uma flecha, em um local supostamente bem determinado. Para que os moradores de algum local pudesse notar o desenho. Bom, não acharam rastros? Claro que não, em meio às plantações, que neste caso era de trigo, existem lacunas onde você pode transitar tranquilamente, deixando as plantas intactas.

Como não quebrou as plantas ao deitá-las? Simples, na Inglaterra, há décadas é usado a prancha de madeira, com duas cordas laterais onde facilmente você deixa as plantas sem quebrá-las. Com a ajuda de três ou mais pessoas você pode desenhar grandes desenhos.

Mas os desenhos são muito perfeitos! Não pode ser humano!

Bem pelo contrário, por serem tão perfeitos é que se precisa questionar: “Por que algo tão perfeito em meio ao nada e não em uma grande metrópole, ou no céu?”. Simples, os sinais acontecem à noite longe dos olhos dos espectadores. Um desenho simples como círculos e flecha neste último caso, é algo de pessoas inexperientes testando as habilidades deste tipo de arte. Já desenhos complexos levam mais tempo, e mesmo assim levam no máximo seis horas para serem feitos, o que completa uma noite tranquilamente.

Várias pessoas vão tentar lucrar em cima disso como é o normal do ser humano, os casos até hoje sem explicação continuam afastados da mídia por não terem tamanha beleza como estes casos, então podemos resumir que o que é bonito é pra se mostrar.

Sou pesquisador há anos, não estou descartando a hipótese de ser verdadeiro o ocorrido em Ipuaçu, mas pelo conhecimento e como já presenciei um local de pouso, onde reuniu provas. Posso dizer que em Santa Catarina parece ser brincadeira de mau gosto, o que já ocorreu no Rio Grande do Sul também, e conseguimos concluir.

Como é criado um agroglífo? Olhe:

Pensou no dono desta plantação? em construção... rascunho... Cordas, pontos de referência e criatividade...

Incrível agroglífo na Inglaterra Madeiras usadas para criar os desenhos... 

Agora note a diferença dos agroglífos acima com o local em Ronda Alta onde foi comprovado pelo testemunho do proprietário do local a presença de um Ovni e testes laboratoriais em Plantas do local, indicando radioatividade no local:

Além das plantas, o solo foi modificado com algum tipo de técnologia! DSCF5730 Local, sem desenho e formas perfeitas, apenas chapado! Soja totalmente queimado e seco!

Fotos: UFO RS e ¤ c i r c l e m a k e r s ¤

Novos sinais aparecem em plantação de trigo em Ipuaçu/SC

Janaína Mônego – Folha e Gazeta Regional de Xanxerê - SC

Ipuaçu – Quase um ano após a aparição dos agroglifos em Ipuaçu, novos sinais em plantações de trigo apareceram ontem no município. Por volta do meio-dia de ontem, Bernardete Trevisan observou formas estranhas na plantação. “Eu estava parada aqui na porta, e a gente costuma sempre olhar pro trigo, e hoje de meio-dia eu estava parada, olhei pra lá e vi que tinha algo estranho. Então liguei pro Vagner”, explica Bernardete, que ainda não tinha ido até o local.

A primeira pessoa a chegar à plantação foi o assessor do prefeito, Vagner Visoli, que afirmou não ter nenhum vestígio de pessoas que tenham entrado na plantação. “Quando eu cheguei, não tinha nada, não tinha amassado nenhum que caracterizasse que alguém tivesse vindo aqui. Aí eu não sabia se eu entrava, porque ia amassar o trigo ou não; até tirei foto de onde eu entrei. E ontem não tinha isso aqui, porque a mulher da lanchonete que me ligou ao meio-dia disse que até falou ontem que o trigo estava bonito, e hoje olhou para cá de novo e viu, e então me avisou. Eu vim tirando fotos de lá para cá e logo depois entrei em contato com o Ivo Luis”, explica Visoli.

Estudioso do assunto, Ivo Luis encaminhou fotos para o ufólogo Ademar Gevaerd, que sinalizou positivamente como sendo um agroglifo.

Sinais possuem medidas curiosas

A forma do sinal, que segundo o pesquisador Ivo Luiz remete a uma lança, possui formas intrigantes com medidas exatas. “O que chama mais atenção é a perfeição dessa marca, que a gente pode constatar aqui em Ipuaçu; as formas exatas... E quando a gente viu as primeiras imagens e teve que ir no local, observamos a ponta de uma lança. Na parte de trás, tem a formação de um círculo. Metade amassado, que forma um caracol, sempre no sentido horário, e metade desse círculo ficou com a plantação do trigo em pé, e depois aquela formação aberta que vai se fechando”, explica. De ponta a ponta, o sinal possui 44 metros, e as medidas dos lados dos símbolos são exatas como mostra a imagem*. “Isso dá para comparar com o que já se tem informações dos círculos ingleses, que são famosos no mundo todo e aparecem há mais de 25 anos”, explica Ivo Luis.

Formas podem ser mensagens

Ivo em meio ao Trigo precisamente deitado. Ivo Luis comenta que as formas no trigo são mensagens de seres de outros planetas – ETs, extraterrestres, alienígenas, como popularmente são chamados. “É algum tipo de mensagem. A primeira impressão que tivemos quando chegamos aqui é que Ipuaçu possui área indígena, o que dá para associar a lança. A minha opinião é que eles (seres de outro planeta), mas eu prefiro chamar de nossos irmãos das estrelas, são povos distantes que vêm nos visitar há muito tempo, desde que o planeta Terra existe, e agora eles estão dizendo simplesmente: ‘Nós existimos, nós estamos aqui’, e quem sabe a qualquer momento eles podem se manifestar de outra forma”, comenta. Conforme Ivo, os filmes apresentados mostram esses seres de forma distorcida, sempre fazendo o mal. “A gente acaba sempre, no final do filme, em um piscar de olhos, acabando com eles. Se eles quisessem invadir e acabar com o planeta Terra, aqui Ipuaçu, se fosse o caso, já teriam vindo há muito tempo”, afirma.

Não há contato material

Segundo Ivo Luis, o que se sabe é que não existe um contato material de um eventual objeto com o solo. “Podem ser micro-ondas, ondas magnéticas. Ano passado, tivemos uma resposta de uma senhora de Ipuaçu que relatou que viu um disco voador – palavras dela –, e ele descia e subia, e embaixo havia uma sombra. Nas interpretações dela, leiga no assunto, a nave estava querendo pousar, não estava conseguindo. No outro dia, foi constatado a mesma formação circular. Eles não pousam e não têm contato direto com o solo.”

Intenção é tornar Ipuaçu um ponto turístico

O prefeito de Ipuaçu, Denilson Casal, comentou que acredita que possam ser seres de outros planetas. “Mais uma vez fomos premiados por esses quase que colegas nossos depois de um ano. Em novembro de 2008, estiveram aqui, e agora, em 2009, voltaram. Então, fomos agraciados com essa beleza. Eu acredito. Até porque os estudos que a gente tem levantado e tem visto em programas e documentários que recebemos depois das primeiras visitas... Eu acho que seria até uma ignorância nossa pensarmos que estamos sozinhos em um universo tão grande como esse.”

O objetivo é buscar incentivo dos governos para tornar o município um ponto turístico da ufologia. “Vamos trabalhar isso, e lógico que precisamos de apoio tanto do governo do estado quanto do governo federal para tornarmos isso conhecido a nível nacional e, quem sabe, internacional. Precisamos que as autoridades se sensibilizem para que nós possamos dar destaque a isso”, afirma.

 

“No mínimo, um negócio muito interessante. Como já aconteceu no ano passado, e tinham aqueles círculos e agora um sinal nesse formato, rico em detalhes, chama mais atenção ainda. Então a gente fica realmente pensando o que será que é. Nos deixa curiosos e é estranho, porque se você tentar dobrar uma planta de trigo, ela vai voltar e não vai ficar dobradinha do jeito que é aqui; por isso é muito estranho.”

Voldinei José Zanella

Engenheiro agrônomo

“Eu acho que existe. Quando eu tinha uns oito anos e minha irmã cinco, e nós estávamos fazendo uma viagem de Cruz Alta a Passo Fundo, e minha irmãzinha viu uma coisa luminosa, disse que era uma lua grande e uma pequena. Isso chamou nossa atenção, e a gente estava andando, e aquilo foi nos acompanhando. Isso aconteceu mais ou menos na época em que o Papa João Paulo II foi baleado. Passou um tempo e depois aquilo desapareceu e só tinha nós na estrada. Depois de uns dias, saiu uma revista com a manchete do Papa, e na última página a Força Aérea argentina tinha fotografado um objeto não identificado, que era o mesmo que a gente tinha visto na mesma data e na mesma hora. Então, é por isso que a gente veio aqui tirar fotos.”

Fabiano Vasconcellos – Passo Fundo

Imagens: Ivo Luis